O público jovem foi maioria no segundo dia de funcionamento do estande de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), montado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) durante os festejos juninos de Cruz das Almas. Na última sexta-feira (20), a estrutura instalada na Praça da Juventude registrou 238 atendimentos e realizou 1.173 exames. Mais da metade dos testados (55%) tem entre 13 e 29 anos.
Segundo a coordenadora do posto de testagem, Maria Aparecida Rodrigues, a alta procura de jovens reforça a importância de ações direcionadas a esse público. “Temos observado uma grande adesão da faixa etária de 13 a 29 anos, que é justamente um foco prioritário, pois é onde vem crescendo o número de casos de HIV. Por isso, testagem e orientação são fundamentais”, explicou.
Além da testagem, o serviço oferece orientações sobre prevenção combinada, que inclui não apenas o uso de preservativos, mas também informações sobre profilaxia pré e pós-exposição, diagnóstico e tratamento como forma de prevenção, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
Entre os atendidos estava a operadora de produção Nesiellen Souza Santos, de 26 anos, que aproveitou as férias para curtir o São João em Cruz das Almas e fazer o teste gratuito. “Eu não esperava encontrar esse serviço aqui. Fiz os testes, recebi orientações importantes e recomendo a todos. O atendimento foi ótimo, rápido e tranquilo”, contou.
Até o momento, dos 1.173 testes realizados no estande, 10 apresentaram resultado positivo: um para hepatite C e nove para sífilis. Três pessoas iniciaram o tratamento imediatamente, com aplicação de penicilina benzatina. Não houve registro de casos positivos para HIV ou hepatite B.
As ações de saúde do Governo do Estado no São João da Bahia contam com um investimento superior a R$ 13 milhões. Além da testagem em 14 municípios, a iniciativa inclui distribuição de preservativos, material informativo, instalação de postos de saúde e reforço no número de plantões para garantir assistência durante os festejos.

