A Estação da Lapa, um dos locais mais movimentados de Salvador, está funcionando como ponto de coleta da Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Prefeitura. A ação ocorre nesta sexta-feira (27), segunda (30) e terça-feira (1º), das 8h às 16h, e tem como objetivo arrecadar agasalhos, roupas e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A caixa coletora está instalada em frente à estação de metrô, facilitando o acesso para quem deseja colaborar com a iniciativa, que este ano tem como tema “O Amor Aquece”. A campanha é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), com apoio de outras secretarias e órgãos municipais. Lançada no último dia 17, a mobilização segue até 4 de julho em outros pontos de arrecadação da capital.
“Na edição anterior arrecadamos mais de 5 mil peças, destinadas a públicos infantil, adulto e idoso, por meio de instituições de utilidade pública. Nossa expectativa é ampliar esse número nesta terceira edição”, afirmou o secretário da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, que também coordena a campanha.
A Estação da Lapa foi um dos locais com maior volume de doações em 2024, o que reforça a escolha do ponto para a nova edição. O secretário destacou ainda que as doações devem estar limpas, sem rasgos e em bom estado de conservação.
Pontos de arrecadação
Além da Estação da Lapa, a campanha conta com mais cinco pontos de coleta:
- Sede da Prefeitura de Salvador, na Praça Municipal
- Sede da Seinfra, na Rua da Bélgica, 2 – Edifício Roosevelt (Comércio)
- Sede da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) – Avenida Estados Unidos, 50 – Edifício Sesquicentenário (Comércio)
- Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) – BR-324, km 8,5 – Porto Seco Pirajá
- Defesa Civil de Salvador (Codesal) – Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô)
Solidariedade em ação
O espírito solidário da campanha também mobilizou a população. Um dos doadores, o militar da Marinha Alberto Charles, de 63 anos, fez questão de contribuir logo no primeiro dia de coleta na Lapa:
“Como diz o cartaz da campanha, ‘O amor aquece’. É nossa missão aquecer o coração daqueles que mais precisam. Trouxe um agasalho que estava em casa, em ótimo estado. É uma atitude simples, mas que pode fazer muita diferença.”
Inverno mais rigoroso
Com temperaturas variando entre 20°C e 30°C nos meses de junho e julho, a cidade já registrou a mínima de 19°C no último dia 9, nas regiões da Praia do Flamengo e Parque das Dunas. A distribuição das doações visa minimizar o impacto do frio entre pessoas em situação de rua ou em abrigos.
“Sabemos o quanto o frio pode causar sofrimento a quem não tem como se proteger. Reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar da população mais vulnerável”, concluiu o secretário Luiz Carlos de Souza.
A campanha segue até o início de julho, mobilizando a cidade para transformar roupas guardadas em gestos de cuidado.