Como parte da programação comemorativa dos 172 anos de emancipação política de Alagoinhas, o prefeito Gustavo Carmo entregou, na manhã desta terça-feira, 1, a requalificação da Unidade de Saúde da Família Alagoinhas IV Pau Brasil. Foram investidos aproximadamente R$ 95 mil na manutenção corretiva do prédio, incluindo revisão da cobertura, adequações nas instalações hidráulicas e elétricas, pintura geral, troca de esquadrias e recuperação do passeio externo.
Estamos comemorando a emancipação política de nossa cidade com trabalho. Assim, entregamos essa USF para atender aos moradores de Alagoinhas Velha. Estamos fazendo uma gestão de saúde e, com o tempo, a população irá perceber essas melhorias. Para além das estruturas físicas, a gente tem uma missão grande em Alagoinhas que é humanizar o atendimento, se colocando no lugar do outro, acolhendo. As estruturas físicas precisam estar em ordem, em boas condições, para atender bem aos pacientes, mas dando melhor condição de trabalho a quem está ali executando”, disse o prefeito.
O gestor municipal também informou que, para o segundo semestre, as equipes da Sesau estão planejando ações estruturais que influenciarão diretamente nos atendimentos à população. “Estamos em fase de testagem das marcações automáticas, estamos também trabalhando no avanço do sistema da Vigilância Sanitária para que se progrida ainda mais, entre outros planos que pretendemos implantar”, enfatizou Gustavo.
De acordo com o vice-prefeito de Alagoinhas, Luciano Sérgio, investir na saúde é algo primordial para o cotidiano da população. “Saúde tem a ver com a vida, com a possibilidade de mexer com a estrutura familiar. A nossa prioridade é a Atenção Básica, e estamos fazendo, de fato, uma reforma revolucionária para transformar a saúde. O nosso trabalho fará da Saúde Municipal uma agenda positiva”, pontuou.
O secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira, pontuou a importância dessa entrega para a população. “Essa é uma ação integrada envolvendo a estrutura física, equipamentos e informatização completa. Os serviços encontrados são voltados para a Atenção Primária, com atendimentos clínicos, ações de enfermagem, de prevenção, vacinação, consultas odontológicas, além de ações educacionais. Essa requalificação envolve um trabalho com outras secretarias do Município, num esforço muito grande da Prefeitura de Alagoinhas. Em seis meses, já aconteceram a renovação da frota do SAMU, a entrega de ambulâncias para as populações de Boa União e do Riacho da Guia, complemento da frota de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), entrega da requalificação da UBS Maísa Teles e já estamos planejando mais melhorias para a Rede Municipal de Saúde para os próximos meses”, informou Virgínio.