Neste sábado (5), será promovido um grande mutirão de atendimentos de saúde em 45 Hospitais Universitários da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em Salvador, as ações acontecerão no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) e na Maternidade Climério de Oliveira (MCO), ambos ligados à Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A iniciativa faz parte do “Dia E”, ação nacional que prevê mais de 7,8 mil atendimentos em todo o Brasil, incluindo mil cirurgias eletivas, 1,2 mil consultas médicas e 5,6 mil exames em especialidades como Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher.
Na capital baiana, a expectativa é de que sejam realizados cerca de 650 atendimentos, entre cirurgias, exames e consultas. A programação local prevê 38 procedimentos cirúrgicos, 338 consultas especializadas e 274 exames diagnósticos.
No Hupes-UFBA/Ebserh, serão feitas 38 cirurgias de média e alta complexidade em pacientes previamente regulados e com procedimentos já agendados. A unidade também realizará 35 exames de imagem, sendo 20 tomografias e 15 ressonâncias magnéticas, totalizando 73 atendimentos no dia.
Já na MCO-UFBA/Ebserh, estão previstos 577 atendimentos. A programação inclui 149 exames de ultrassonografia de diferentes tipos, 50 mamografias, 40 exames laboratoriais e 338 consultas médicas.
Como participar
Os interessados podem realizar o agendamento de forma presencial na sede da MCO, no bairro de Nazaré, das 8h às 17h. Também é possível marcar exames e consultas pelos telefones (71) 3283-9306 (mamografias) e (71) 3283-9269 (demais atendimentos). Os exames laboratoriais devem ser agendados exclusivamente no local, no setor de marcação do laboratório.
Para efetuar o agendamento, é necessário apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e a solicitação médica referente à consulta ou exame desejado. A quantidade de vagas é limitada.

