O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) deflagrou nesta quinta-feira (4) a 8ª fase da Operação Mute, uma ação conjunta com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A operação foi realizada no Módulo I da Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, com o objetivo de combater o uso de celulares e outros materiais ilícitos por detentos.
Durante a ação, que envolveu a revista de todas as celas e custodiados do módulo, foram apreendidos celulares, fones de ouvido, cabos USB, bases de carregadores, chaves de fenda, facas e uma quantia em dinheiro.
Participaram da operação 45 agentes, incluindo equipes dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) do MPBA, além da Polícia Penal Federal e servidores da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), ligada ao Grupo de Segurança Institucional (GSI) da Seap. O policiamento penal ordinário também atuou sob a coordenação da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP).
De acordo com o MP, a iniciativa busca eliminar canais de comunicação entre internos e criminosos externos, além de fortalecer a ordem e a disciplina no sistema prisional, enfraquecendo a atuação de facções e, por consequência, reduzindo os índices de violência no estado.