Nova mostra da artista Ana Laura Lacerda segue em cartaz em Salvador até dia 23 de julho
Do desejo de compartilhar o encantamento pelas conchas do mar, a artista Ana Laura Lacerda reuniu autoridades e amigos ligados à pauta da cultura e do mar na abertura da vernissage Conchas Preciosas. O evento de lançamento da nova mostra da Arte do Mar contou com a presença do vice-almirante Gustavo Garriga, da sua esposa Andreia Garriga, do diretor de Turismo de Salvador Gegê Magalhães (representando a vice-prefeita Ana Paula Matos), do superintendente do IPHAN na Bahia Hermano Guanais, de Leandro Gaudenzi (diretor de Gestão Administrativa e Financeira da CODEBA), de integrantes da Associação de Mulheres do Mar (AMMAR) – Táta Mott, Marione Macário e Jacqueline Moreno, artistas como Alba Trindade, Leonel Mattos e Clarindo Silva.
Mais de 40 obras – duas delas inéditas – seguem expostas para visitação no Centro Cultural Manuel Querino da Câmara de Vereadores de Salvador. “As conchas para mim já são obras de arte feitas pelo Criador. Eu sou coparticipante nesta arte. A natureza cria toda essa perfeição, Deus me inspira e meu fascínio pelo mar só aumenta”, declara a artista com uma trajetória de mais de 40 anos de produção.
Desde o primeiro contato com a Arte do Mar de Ana Laura Lacerda, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia, Hermano Guanais, sentenciou: “Sua arte enobrece o ambiente”. Na vernissage de abertura. Guanais elogiou a escolha do local para abrigar a exposição que celebra a trajetória da artista que é descendente do criador de um dos mais famosos cartões postais da cidade, o Elevador Lacerda. “A exposição mostra todo potencial que o mar da Bahia tem. E acontece em um lugar especial e que é patrimônio cultural do Brasil e do mundo, o Centro Histórico de Salvador, o que acaba contribuindo para aumentar a dinâmica deste espaço. Que mais pessoas venham visitar a arte e encontrem todo patrimônio bem preservado”, destaca.
Os primeiros visitantes da mostra foram unanimes em elogiar a escolha do Centro Cultural da Câmara de Vereadores para abrigar a mostra Conchas Preciosas. Com vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos, a localização foi considerada perfeita para este momento de celebração da trajetória de uma artista que têm o mar como grande fonte de inspiração. “Essa é uma exposição que precisa ser vista por toda sociedade baiana”, sentenciou o artista Leonel Matos, que mora e têm atelier no mesmo bairro de Ana Laura Lacerda, Santo Antônio Além do Carmo. “Não só pela arte que serve de alerta para a importância da preservação ambiental, o trabalho de Ana Laura tem alma. É o belo sobre o belo da natureza”, elogia Leonel Mattos.
Farol e Mama África são quadros inéditos desta mostra. De grande porte, cada painel (86 X 116 cm) apresenta mosaico de conchas e búzios. “Farol representa a verdadeira arte ter um poder transformador, ela ilumina nossa imaginação. Mama África remete ao continente africano no contexto de sua importância como berço da humanidade e da diversidade cultural. É uma forma de expressar respeito, admiração e conexão com nossas raízes africanas”, explica a artista que alia técnica exclusiva e engajamento ecológico em sua arte que é, ao mesmo tempo, contemplativa e ativista.
A mostra Conchas Preciosas pretende não apenas encantar, mas também provocar reflexão e alertar para a urgência da preservação dos ecossistemas marinhos. “A Bahia tem a maior faixa litorânea do Brasil. Fazemos parte da Amazônia Azul. Meu propósito de vida é divulgar a beleza natural das conchas e búzios marinhos como “arte nobre” e assim incentivar sua preservação, despertando amor pelo oceano e interesse público para a sustentabilidade”, destaca.
O incansável defensor da cultura e preservação do Centro Histórico de Salvador, Clarindo Silva endossou os elogios. “São obras que enobrecem, não só o mar e as conchas do Brasil, mas também o continente africano, onde conchas são usadas como adereço nas vestes de reis e rainhas. Diante de tamanha beleza, não se trata de um convite, mas de uma convocação. A mostra merece ser vista por todos os baianos”, recomenda o personagem icônico da Cantina da Lua, querido em todo o estado.
Até o dia 23 de julho, a mostra Conchas Preciosas segue em cartaz no Centro Cultural da Câmara de Vereadores. A visitação é gratuita e acontece de segunda à quinta, das 9h às 16h e, às sextas, das 9h às 14h. “É uma exposição para se apreciar com afinco. As obras são únicas e de rara beleza”, reitera Marione Macário, vice-presidente da Associação de Mulheres do Mar (AMMAR).
Serviço:
O que? Mostra Conchas Preciosas
Quando? De 10 e 23 de julho de 2025
Onde? Centro de Cultura Manuel Querino da Câmara de Vereadores de Salvador, na praça Thomé de Souza
Visitação de segunda à quinta, das 9h às 16h e, às sextas, das 9h às 14h
Quanto? Gratuita
Como? Mais informações: (71) 3320-0324/0161.
Leonel Mattos – Ana Laura Lacerda – Alba Trindade – creditos Wilson Militão