Transporte público de Salvador pode dobrar de tamanho até 2054, aponta estudo do BNDES

A rede de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) da Região Metropolitana de Salvador poderá mais que dobrar de tamanho nos próximos 30 anos. A projeção consta no Boletim Informativo nº 4 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades.

Segundo o estudo, a malha atual, que conta com 64 quilômetros, pode alcançar 171 km até 2054. Com a expansão, o número de pessoas atendidas diariamente passaria de 648,6 mil para cerca de 1,35 milhão. A proporção da população vivendo num raio de até 1 km de estações de transporte público também aumentaria de 36,3% para 52,2%.

Entre os modais analisados, o metrô de Salvador poderá ser ampliado em três quilômetros, chegando a 97 km de extensão. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve ganhar mais sete quilômetros, enquanto corredores exclusivos para ônibus também estão incluídos na chamada “Rede Futura”.

Caso as projeções se concretizem, o índice RTR (Rapid Transit to Resident) da capital baiana — que mede a oferta de transporte em relação ao número de habitantes — saltaria de 19 para 53. O número colocaria Salvador à frente de grandes centros urbanos como Londres (44,7) e Nova Iorque (47,7), referências internacionais em mobilidade urbana.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?