Segundo planilha de custos a tarifa de pedágio da Ponte Salvador-Itaparica deve girar em torno de R$ 50, mas barato que é cobrado hoje para realizar a travessia de veículos no sistema ferry-boat. A estimativa foi divulgada pelo CEO da concessionária responsável pela obra Cláudio Villas Boas, em entrevista ao jornal A Tarde.
Segundo ele, o valor definido no edital da concessão busca equivalência com a tarifa atual do ferry. “Um carro pequeno paga cerca de R$ 50, incluindo o motorista. Passageiros adicionais pagam à parte. No pedágio da ponte, o valor inclui todos os ocupantes do veículo”, afirmou.
O executivo também destacou a economia de tempo como um atrativo. A travessia via ferry, que hoje leva em torno de uma hora, deve ser feita em cerca de dez minutos.
As obras da ponte devem começar em 2026, com conclusão prevista para 2031. No entanto, há interesse da concessionária em antecipar a entrega. “Só começamos a gerar receita com a cobrança do pedágio”, disse Villas Boas.
O projeto integra uma parceria público-privada entre o governo da Bahia e um consórcio formado por duas empresas chinesas. O contrato, assinado em junho após um aditivo, tem validade de 35 anos, até 2060. Se o cronograma for mantido, a concessionária terá 29 anos para explorar a cobrança de pedágio