Entre os dias 6 e 10 de agosto, Salvador será palco da primeira edição do FutFestBol – Festival de Cinema de Futebol da Bahia, com programação gratuita na Sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris. O evento reúne 25 produções — entre longas, médias e curtas-metragens — realizadas por cineastas baianos ou que abordam o universo do futebol na Bahia.
A abertura oficial acontece no dia 6, com a “Resenha pré-FutFestBol”, um painel no bar Velho Espanha que contará com a presença de cineastas e produtores locais. Já no dia 7, o festival promove uma oficina de narração esportiva para estudantes do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, ministrada pelo jornalista Rainan Peralva.
As sessões de cinema começam no dia 8. O primeiro filme exibido será o documentário “Bahêa, Minha Vida”, de Marcio Cavalcanti, com início às 18h.
O encerramento, no domingo (10), será marcado por homenagens e novas exibições. A produtora e cineasta Sylvia Abreu, fundadora da Truque Produtora de Filmes, será homenageada. Na sequência, será exibido “O Último Jogo”, longa de ficção dirigido por Roberto Studart que aborda a rivalidade entre dois vilarejos. Também integra a programação o curta “Dilma Mendes – Futebol e Raça”, que narra a trajetória da técnica baiana responsável pela revelação da jogadora Formiga.
O festival ainda presta homenagem ao Cinefoot, primeiro festival de cinema de futebol do Brasil, que completa 15 anos em 2025, e ao diretor baiano Caó Cruz Alves, que terá três filmes exibidos na mostra, incluindo o pioneiro “Ouviram Alonzanfan”, de 1998.
Com exibições, debates e oficinas, o FutFestBol busca celebrar a paixão pelo futebol através da lente do audiovisual, destacando a identidade e a memória cultural do esporte na Bahia.

