A Polícia Civil da Bahia ampliou as operações de combate ao tráfico de drogas, com foco especial no desmonte de festas do tipo “paredão” associadas a facções criminosas. Coordenadas pelo Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), as ações resultaram na prisão de mais de 20 suspeitos entre junho e meados de julho, além da apreensão de cerca de 30 quilos de drogas.
Esses eventos, frequentemente organizados com apoio do crime organizado, estão sendo alvo de investigações que utilizam inteligência e monitoramento tecnológico. Em uma das operações, um traficante com condenação foi preso em Vila Ruy Barbosa, em Salvador. No local, a polícia apreendeu uma pistola 9mm, munições, drogas e dinheiro em espécie.
De acordo com o delegado-geral André Viana, o objetivo é desestruturar esses eventos irregulares e tirar criminosos de circulação. Desde o início do ano, mais de 46 lideranças do tráfico foram presas na capital e região metropolitana. Em todo o estado, a Polícia Civil já apreendeu mais de 2,3 toneladas de drogas e 3.711 armas de fogo, fortalecendo o combate à criminalidade.