A Anvisa determinou a suspensão da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de próteses mamárias e glúteas fabricadas pela empresa chinesa Shangai Dong Yue Medical Health Product Co. Ltd., e importadas pela Parts Import Comércio de Importação e Exportação Ltda. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (28) e abrange também os provadores desses produtos.
A medida foi tomada após inspeção sanitária identificar 47 irregularidades na linha de produção da fabricante, sendo parte delas classificadas como de risco “maior” e “crítico”. As falhas indicam descumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF), comprometendo a segurança e qualidade dos dispositivos, considerados sensíveis por sua natureza invasiva.
Foram suspensos os lotes a partir de 1º de maio de 2025 das próteses glúteas ISD, próteses mamárias ISD texturizadas e seus respectivos provadores. A Anvisa orienta que pacientes que tenham recebido os implantes entrem em contato com seus médicos para avaliação, reforçando que esses produtos exigem controle rigoroso em sua fabricação.