Governador da Bahia critica tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Salvador (BA) – O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), classificou como “desrespeitosa” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A crítica foi feita nesta quinta-feira (31), durante a cerimônia de entrega da Medalha da Ordem 2 de Julho, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia.

Segundo o governador, a medida interfere indevidamente na soberania econômica do Brasil. “Trump foi eleito para cuidar do povo dele, não para impor taxações abusivas e tentar interferir na condução econômica de outro país”, afirmou, em entrevista ao portal bahia.ba.

Rodrigues alertou para os impactos diretos na economia baiana, especialmente sobre produtos exportados aos Estados Unidos. “Se o Brasil perde, a Bahia perde também”, disse.

Apesar das críticas, o governador ressaltou o esforço do governo federal para lidar com a crise. Ele elogiou a postura de diálogo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e informou que está mobilizando ações locais para minimizar os prejuízos. “Na próxima segunda, estarei com a FIEB, e na terça sigo para Brasília com os governadores do Nordeste em busca de soluções”, declarou.

Tarifa entra em vigor em agosto

A Casa Branca oficializou, na quarta-feira (30), a aplicação de uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, totalizando 50% de sobretaxa. A medida, assinada por Trump, passa a valer a partir do dia 6 de agosto — cinco dias após a previsão inicial.

A lista de produtos atingidos inclui diversos itens da pauta de exportação brasileira, mas traz exceções como artigos de aeronaves civis, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?