O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-AL), convocou apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro para irem às ruas em protesto contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A convocação foi feita nesta segunda-feira (4), um dia após Moraes determinar a prisão domiciliar de Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares.
“Vem pra rua, vamos reconquistar nossa pátria. BASTA!!!”, escreveu Sóstenes em publicação nas redes sociais.
A decisão do STF veio após Bolsonaro participar, por videochamada, de manifestações realizadas no domingo (3) em sua defesa. Os atos ocorreram em pelo menos 60 cidades do país, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador.
Outro aliado de Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia, também se manifestou. Em entrevista ao portal Metrópoles, Malafaia anunciou a organização de uma “mega manifestação” para o dia 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil.
“Sete de setembro vai ser uma mega manifestação, com toda certeza. O que o Alexandre está colocando, acho que nem Lula ou a esquerda querem: o de vítima. O lugar mais espetacular para um político ficar é o de vítima. Bolsonaro está sendo vítima de uma farsa de pseudo-golpe”, declarou o pastor.
A mobilização de aliados ocorre em meio ao aumento da tensão entre a base bolsonarista e o Supremo Tribunal Federal, que já vinha sendo alvo de críticas por parte do ex-presidente e seus apoiadores.