Xanddy Harmonia trava uma batalha judicial contra um cantor baiano por usar o mesmo nome artístico. O ex-vocalista do grupo Harmonia do Samba registrou uma notificação extrajudicial para resolver o imbróglio com Xandy do Samba, de Ribeira do Pombal, interior da Bahia. O marido de Carla Perez alega utilização indevida da marca.
A ação judicial aconteceu após o cantor Alexsander Lemos de Godoy, registrar a marca “Samba do Xandy”no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O cantor do interior tem um prazo de 15 dias para desistir do direito de uso da marca e remover todo o conteúdo do projeto.
tem cinco marcas registradas no Inpi. A marca “Xanddy” garante o direito para a especificação “músico”. Já a marca “Xanddy Harmonia” traz finalidades como organização de espetáculos, apresentação de espetáculos ao vivo, aulas, administração comercial, empresa, agenciamento de artistas e mais.
Xandy Godoy nega que esteja se apropriando da marca de Xanddy Harmonia e que não há plágio. “Acho que está errado o processo, até porque o nome é Xanddy Harmonia, não tem nada a ver com o Samba do Xandy. Além de que o Xanddy dele tem dois d, o meu é com um só. A fonte é diferente, o ritmo é diferente. Eu toco um samba mais voltado para o Rio, São Paulo, e ele toca pagode baiano”, disse ele ao portal Metrópoles.
A defesa de Xanddy Harmonia também se pronunciou através de um comunicado: “O uso indevido da marca causa confusão no público consumidor e configura concorrência desleal, sendo passível de medidas administrativas, civis e criminais, a fim de proteger os direitos legítimos da marca e evitar prejuízos à sua reputação e identidade construída ao longo dos anos. Reforçamos que os titulares da marca XANDDY HARMONIA adotarão todas as providências cabíveis para cessar a infração e responsabilizar os envolvidos, inclusive com notificações e medidas judiciais, se necessárias”.