O curso é oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em parceria com o Ministério da Cultura.
Gestores municipais de cultura de todo o Brasil tem uma nova oportunidade de qualificação oferecida pela plataforma Escult – Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural. Desenvolvida pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com o Ministério da Cultura, a Formação para Gestores Municipais de Cultura é on-line, gratuita e conta com recursos de acessibilidade comunicacional, como tradução em Libras, legendas e audiodescrição. As inscrições podem ser feitas no site escult.cultura.gov.br.
Voltado para os quadros da gestão cultural municipal, o curso compartilha conhecimentos, instrumentos e boas práticas para que os gestores municipais de cultura possam responder de forma mais eficaz aos desafios trazidos pelo processo de institucionalização da cultura e pelo entendimento dos direitos culturais como fundamento da política cultural. Serão tratados, durante a formação, temas como políticas culturais, sistemas de cultura, dimensão comunitária da cultura, gestão de espaços e equipamentos culturais e segurança jurídica. O curso tem duração de 160 horas, entre aulas gravadas e ao vivo.
Segundo Laura Bezerra, organizadora do curso, ele é importante porque, apesar de os municípios terem um lugar de destaque na gestão pública, eles enfrentam muitos desafios na construção de suas políticas públicas de cultura. “A necessidade de formação e qualificação das equipes das prefeituras é apontada como uma das grandes questões nessa área. Com este curso, esperamos contribuir para a qualificação técnica e profissional das equipes, colaborando com o aprimoramento das competências de gestão e de planejamento dos gestores e com a ampliação da participação social. Nossa meta é contribuir para o fortalecimento dos sistemas municipais de cultura”, afirma.
Parceria entre Cecult/UFRB e MinC
A parceria firmada entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Ministério da Cultura é parte do Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, da Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura, vinculada à Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura – MinC.
Entre os cursos oferecidos pela universidade baiana estão a especialização em Política e Gestão Cultural, com 120 alunos do Distrito Federal e de 20 estados de todas as regiões do Brasil, dez cursos livres e cinco de formação inicial e continuada em formato EAD, todos voltados para áreas técnicas e que dão suporte à atividade cultural. Atualmente, estão disponíveis e com inscrições abertas os cursos “Inteligência Artificial e Cultura” e “Produção de single, EP e álbum musical”.
Os cursos acontecem através da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), plataforma online voltada para a formação de qualificação de profissionais no campo da cultura, implementada pelo Instituto Federal de Goiás – IFG. O nome da escola homenageia Solano Trindade (1908-1974), multiartista negro pernambucano que atuou como poeta, ator, teatrólogo – criador do Teatro Popular Brasileiro (TPB) – pintor, pesquisador e incentivador das culturas populares.