O transporte rodoviário de cargas enfrenta dois grandes obstáculos no Brasil: a precariedade da malha viária e o aumento do roubo nas estradas. Em 2024, o país registrou, em média, 27 ocorrências por dia, segundo o Sinesp. Somente no primeiro semestre de 2025, os ataques a caminhões cresceram 24,8%, com prejuízos de R$ 1,2 bilhão no ano anterior, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística. Esse cenário pressiona toda a cadeia logística, elevando custos, atrasando entregas e reduzindo a competitividade dos produtos brasileiros.
Desde 2023, a contratação obrigatória dos seguros RCTR-C, RC-DC e RC-V tem ampliado a procura por apólices. Nos primeiros cinco meses de 2025, a arrecadação com o RC-DC cresceu 8,1%, alcançando R$ 570 milhões, enquanto as indenizações subiram 12,4%. Já o RCTR-C somou R$ 721 milhões em prêmios, com alta de 5,2% nos pagamentos. Para reforçar a fiscalização, a ANTT publicou em agosto a Portaria Suroc nº 27/2025, que prevê a suspensão do RNTRC de transportadoras que não comprovarem a contratação dos seguros. O processo passará a ser digital e integrado, com prazo de implantação até março de 2026, garantindo maior eficiência e controle no setor.