Feira Literária Arretada de Várzea da Ema realiza primeira edição em outubro

O Sertão Baiano com memórias eternizadas por grandes autores é tema da FLIAVE que acontece em Chorrochó-Ba nos dias 16, 17 e 18 de outubro

Com o tema “Vida no Sertão – literatura, memória e resistência”, a primeira edição da FLIAVE – Feira Literária Arretada da Várzea da Ema, no município baiano de Chorrochó, acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro, reunindo renomados e novos nomes da Literatura Baiana, além dos mais diversos guardiões da história e da memória, potencializando arte e cultura através da valorização e celebração dos saberes e fazeres populares. Com programação personalizada, inclusiva e totalmente gratuita, a FLIAVE terá como escritor homenageado Eldon Canário, nascido em Canudos, com nove obras publicadas, e considerado, aos 85 anos, símbolo vivo do sertão que não se cala.

Dando voz e visibilidade às narrativas e tradições do povo sertanejo do Território 24 – Itaparica e com foco nas comunidades escolares, a FLIAVE vai promover encontros, rodas de conversa, lançamentos e distribuição de livros, recitais, momentos de autógrafos, presença de personalidades de diversos segmentos artísticos, além de exposições e performances de música, dança, exibição de filmes, envolvendo ainda a realização de oficinas diversas para um público diverso e multigeracional.

Realizada pela Associação de Apoio à Várzea da Ema – A.A.V.E, a FLIAVE – Feira Literária Arretada da Várzea da Ema é um projeto contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (no 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.

“O sertão é do tamanho do mundo”

Em sua vastidão e complexidade, o sertão é descrito na emblemática frase de Guimarães Rosa e nos convida a refletir sobre as nossas riquezas, peculiaridades, a profundidade das histórias e a tradição que formam uma identidade única. Com seus saberes ancestrais, suas linguagens, rituais e modos de existir, a Cultura Popular do Sertão carrega tecnologias sociais que ensinam a cooperar, a cuidar e a criar a partir do que se tem, sendo potência e ferramenta concreta de transformação social quando promovida com respeito e escuta.

“Abrangendo as cidades circunvizinhas, a Feira Literária Arretada de Várzea da Ema será palco para um conjunto de atividades relacionadas ao conhecimento, à formação, à produção e à difusão do livro e da literatura brasileira, baiana e regional, tendo como eixo temático o Sertão Baiano, fomentando a informação qualificada, o desenvolvimento do intelecto e o prazer da leitura. Estamos muito felizes com esse momento”, pontua a Educadora e Presidente da A.A.V.E, Silvanete Reis.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?