A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) foi um dos homenageados no encerramento do projeto ‘Crescendo com você!’ promovido pela Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) que ocorreu ontem (18.11) no Residencial Vila Nova Esperança, no Pelourinho. Durante cerca de um ano a Sprev/SSP-BA realizou ações nesse conjunto habitacional do Pelourinho fortalecendo vínculos com as Forças de Segurança Pública, incluindo a Polícia Militar do Estado e o Corpo de Bombeiros.
O encerramento marca o mês comemorativo ‘Novembro Negro’ em função do Dia da Consciência Negra que transcorre amanhã (20.11). Dentre as ações do projeto ‘Crescendo com você!’, foram realizadas oficinas com os moradores sobre cidadania, primeiros socorros, prevenção contra a criminalidade e o uso de drogas, prevenção à violência contra a mulher e promoção da cultura de paz. A Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional da SSP-BA instalou ainda câmeras de segurança com tecnologia de reconhecimento facial e rondas ostensivas do 18° Batalhão da Polícia Militar foram incluídas na localidade.
APARTAMENTOS – O Residencial Vila Nova Esperança foi inaugurado em dezembro do ano passado (2024), com investimentos de R$ 8,4 milhões, via Conder que construiu três blocos de apartamentos em um terreno de 7.765,12 m² com área total construída de 6.019,95 m². Durante todo o processo de construção, a Conder desenvolveu ainda ações integradas de habitação e inclusão social acompanhando os moradores em todas as etapas.
“O espaço dispõe de áreas de lazer, estruturas hidráulica e elétrica completas, além de rede de esgotamento e drenagem, quadra recreativa e de esportes com alambrado e refletores”, explica o coordenador da Conder no Centro Histórico de Salvador, arquiteto Zulu Araújo. Segundo ele, foram beneficiadas 82 famílias ao todo, antigos habitantes da comunidade da Rocinha que existia no local, sendo 20 famílias indenizadas e 62 com unidades habitacionais. O coordenador da Conder recebeu, juntamente com a assistente social Priscila São Bernardo, em nome do presidente da Companhia, Zé Trindade, uma placa comemorativa em agradecimento aos trabalhos da Conder no Pelourinho.
PATRIMÔNIO da HUMANIDADE – Apesar de não ter responsabilidade direta pelo Centro Histórico, a Conder atua por muitos anos na região. “A principal intenção é auxiliar na conservação do CHS já que a poligonal é tombada pelo IPHAN como Patrimônio Nacional (1984) e chancelada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (1985), sendo o mais importante atrativo turístico-cultural da capital”, completa Zulu Araújo.
Ao longo de duas décadas a Conder construiu o maior edifício-garagem do Pelourinho, requalificou as ruas Chile e Direita do Santo Antônio, fazendo ainda a manutenção nos 305 lampiões estilo colonial no Pelourinho. No bairro de Santo Antônio promoveu também a revegetação verde da encosta, requalificou 17 mil m² de ruas com granito e pedras portuguesas, ampliou calçadas com mais acessibilidade, rebaixou para o subsolo 16 mil metros de fios elétricos e telefônicos, valorizando o patrimônio arquitetônico e paisagístico. Mais informações: www.conder.ba.gov.br.

