A Prefeitura de Salvador iniciou, nesta sexta-feira (5), a entrega de kits para cerca de 300 ambulantes autorizados a trabalharem no Natal do Centro Histórico. A ação, organizada pela Secretaria Texto: Mateus Soares/ Secom PMS
Municipal de Ordem Pública (Semop), segue até este sábado (6), das 8h às 14h, no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, e tem como objetivo estruturar os trabalhadores que atuarão durante as celebrações natalinas.
A abertura oficial do Natal Salvador ocorre no início da noite desta sexta, a partir das 17h, no Pelourinho, com a presença do prefeito Bruno Reis. Os ambulantes serão distribuídos entre a Rua Chile e o Terreiro de Jesus, com pontos definidos para facilitar a circulação de visitantes.
Titular da Semop, Décio Martins afirmou que a prioridade é atender trabalhadores que atuam no comércio local. “É fundamental ressaltar que os trabalhadores do Natal no Centro Histórico já atuam na região. Essa é uma preocupação da Prefeitura de Salvador. Anualmente, com o apoio da patrocinadora Coca-Cola, como ocorreu no ano anterior, distribuímos novos kits para que esses trabalhadores possam garantir o sustento de suas famílias”, disse.
Décio relatou a experiência de uma ambulante que conversou com ele durante a entrega. “Ela relatou que conseguiu mobiliar toda a sua casa com os recursos obtidos no Natal de Salvador e está bastante otimista com as vendas deste ano. Assim, nossa expectativa é que o Natal do Centro Histórico cresça a cada edição, proporcionando aos trabalhadores a oportunidade de sustentar suas famílias com dignidade, por meio desses novos kits que estamos entregando hoje”, completou o secretário.
O diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, explicou que a entrega marca a segunda etapa do processo de organização. “A primeira foi o cadastramento, a segunda é a entrega do kit e a terceira etapa é o ordenamento e a fiscalização. Nessa fase, organizamos a atuação de todos, buscando manter o fluxo necessário para o Natal, seja das pessoas, seja do cortejo que ocorre durante o desfile”, afirmou.
Ele pontuou ainda que os ambulantes contribuem diretamente para a segurança e para o fluxo do evento. “O ambulante é parte integrante dessa festa. Ele contribui para a segurança do Natal, evitando objetos perfurocortantes e contundentes. O kit inclui, por exemplo, isopor e sombreiro, para que os vendedores possam acondicionar seus materiais, protegendo-os do sol e da chuva, e garantindo que tenham boas vendas. Este momento é muito importante para eles, pois impulsiona a economia do comércio informal em nossa cidade”, emendou.
Expectativa – Entre os ambulantes que já retiraram os kits, a expectativa para as vendas deste ano é positiva. Há mais de três décadas no Pelourinho, Jaciara de Jesus Varjão, de 53 anos, contou que o material chega em boa hora. “Estou muito ansiosa para o trabalho neste Natal. Este kit será de grande ajuda no meu dia a dia, tanto para a atividade que desempenho quanto para a minha casa e minha família. Depois de tantos anos aqui, a gente aprende a estabelecer metas, e eu tenho as minhas. Sei que, com esse apoio, vamos conseguir alcançar nossos objetivos este ano”, disse.
Texto: Mateus Soares/ Secom PMS

