Famílias do bairro de Cajazeiras XI, que sofriam com problemas estruturais em suas residências, tiveram suas vidas transformadas pelo programa Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador. Nesta quinta-feira (19), 147 imóveis foram entregues reformados pela gestão municipal, garantindo melhores condições habitacionais para os moradores.
Esta é a terceira vez que o bairro é contemplado pela iniciativa, que já soma 824 moradias beneficiadas na região. Entre as famílias atendidas está a da autônoma Tereza dos Santos, de 54 anos, moradora do Loteamento Santo Antônio há 28 anos.
Durante o ato de entrega, o prefeito Bruno Reis destacou o impacto social do programa. Segundo ele, a meta é reformar pelo menos mais 5 mil casas somente este ano em toda a capital baiana. De acordo com o gestor, o Morar Melhor não se limita à melhoria física dos imóveis. A proposta é elevar a autoestima dos moradores, promover saúde, ao eliminar problemas como infiltrações e insalubridade, além de fortalecer o sentimento de pertencimento nas comunidades atendidas.
“Hoje é uma noite de muita alegria, porque vemos o nosso trabalho mudar a vida das pessoas. Vale a pena se dedicar, trabalhar todos os dias e dar o nosso melhor. Conseguimos fazer um grande Carnaval, um verdadeiro sucesso, o maior e melhor do Brasil, e, ao mesmo tempo, estar aqui entregando 147 casas reformadas. Investimos mais de R$ 5 milhões em uma encosta aqui no bairro e, em breve, voltaremos para inaugurar mais essa obra”, anunciou Bruno.
Intervenções – Antes da reforma, além do telhado comprometido, o imóvel da autônoma tinha paredes sem reboco e infiltrações constantes. Parte da estrutura também apresentava desgaste. Com a intervenção do Morar Melhor, a residência passou a contar com novo telhado, reboco, piso, pintura, troca de portas e janelas e construção de novos quartos.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, afirmou que já são mais de 60 mil casas reformadas pelo programa Morar Melhor. “Também resolvemos, na casa de Dona Tereza, a questão da drenagem: a água da rua, que antes caía no terreno dela, agora está sendo desviada diretamente para o canal, trazendo uma nova história para essa família. Já ultrapassamos a marca de 60 mil casas. São 60 mil famílias, o que representa algo em torno de 200 mil pessoas beneficiadas pelo Morar Melhor. E ainda vamos reformar muitas outras casas em Salvador”, afirmou.
Texto: Nilson Marinho / Secom PMS
Foto: Betto Jr. / Secom PMS

