Uma discussão entre um advogado e uma delegada, em uma delegacia de Salvador, resultou na voz de prisão por desacato para o advogado na última terça-feira (20). O incidente ocorreu na 12ª Delegacia Territorial (DT) de Itapuã e será investigado pela Corregedoria da Polícia Civil.
O advogado Mateus Nogueira relatou em suas redes sociais que chegou à delegacia por volta das 11h, para protocolar uma petição em nome de duas clientes, vítimas de lesão corporal dolosa. Segundo ele, a delegada Ana Paula Gomes Ribeiro solicitou ver o documento e, após analisá-lo, discordou da fundamentação jurídica, recusando-se a instaurar o inquérito e sendo “extremamente grosseira”.
O advogado afirmou que, ao mencionar que levaria o documento ao Ministério Público, a delegada “começou a gritar” para que ele saísse da sala e reteve seus documentos
Um policial foi chamado e o “tirou à força da sala”, momento em que a delegada teria dito que ele estava preso por desacato e o deteve. Nogueira descreveu a ação como uma agressão física e acusou a delegada de violar suas prerrogativas.
A Polícia Civil, por meio da 12ª DT/Itapuã, informou que a delegada solicitou que o advogado se retirasse da sala por estar interferindo no trabalho de Polícia Judiciária. Diante da recusa e comportamento “exaltado” do advogado, ele foi retirado do local.
O caso foi registrado por ambas as partes e encaminhado para a Corregedoria, e representantes da Comissão de Prerrogativas da OAB acompanharam a ocorrência a convite da delegada.

