A frota do Sistema de Transporte Complementar (STEC), popularmente conhecido como “amarelinhos”, terá 100% de seus veículos renovados em Salvador. O anúncio foi feito pela Secretaria de Mobilidade (Semob), que pretende reforçar a qualidade do serviço, principalmente em bairros com grande demanda por transporte público.
O secretário Pablo Souza, (Semob) informou que a prioridade é melhorar o serviço oferecido nas linhas já existentes. Segundo ele, a renovação da frota é uma iniciativa da Prefeitura para atender a necessidade da população e o carinho que ela tem pelos veículos. “Essa característica do transporte complementar em Salvador atua mais no que a gente chama de área urbana consolidada. Nessa área, temos bairros em que a população tem mais carência de serviços e eles são fundamentais nessa oferta”, destacou o secretário em entrevista ao jornal Massa!.
Para viabilizar a renovação, a Semob está contratando uma consultoria especializada que auxiliará na elaboração de um modelo de licitação. O objetivo é substituir o sistema atual, que funciona por meio de autorizações precárias, por um modelo mais estruturado e profissional. O gestor da Semob reforçou a importância do serviço, que é essencial na rotina da sociedade soteropolitana. “A gente está confiante de que essa intervenção vai produzir um efeito muito positivo no sistema de transporte”, completou.
A ação de renovação da frota dos ‘amarelinhos’ visa não apenas modernizar os veículos, mas também garantir mais segurança, conforto e eficiência para os passageiros. A medida é uma resposta direta à alta demanda por transporte público em áreas onde a população mais precisa de acesso facilitado à mobilidade urbana.