O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atendeu 1269 ocorrências durante os festejos de São João, na capital e interior do estado, a maioria relacionado a atendimentos pré-hospitalares (APH), com um total de 805 ocorrências. Durante a Operação Festejos Juninos 2025, todos os 20 batalhões da corporação, assim como todas as companhias, estiveram de prontidão, com emprego efetivo em 100 municípios.
“Mantivemos uma escala de plantões em todas as unidades com profissionais de prontidão em pontos estratégicos da festa, em todos os municípios que aconteceram os tradicionais ‘arraiás’, em diversas cidades do interior. Eles ficaram em pontos de elevados de observação e caminharam a pé durante os eventos. Dessa forma conseguimos atuar o quanto antes, inclusive realizando um trabalho preventivo que é o nosso principal foco”, explicou o coronel BM Nelzito Coelho.
236 viaturas, entre unidades de resgate, de combate a incêndio e auto rápidas também permaneceram em pontos estratégicos e ruas adjacentes aos locais da festa. O objetivo foi que pudessem ser deslocadas o quanto antes em caso de incidentes como incêndios ou outras ocorrências, não apenas nos perímetros dos eventos, mas também nas áreas adjacentes. Durante todos os dias de festejos, os bombeiros realizaram ações preventivas junto ao público.
Durante todos os dias da Operação Festejos Juninos 2025, um helicóptero da corporação também ficou disponível em ponto específico e de fácil deslocamento. O objetivo foi o patrulhamento e atendimento rápido às emergências.