Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) conseguiram controlar, no último domingo (27), um incêndio florestal que atingia a região ribeirinha do Rio Grande, no município de Angical, no Extremo Oeste do estado. Após dias de trabalho intenso, as chamas foram contidas, e a área permanece sob monitoramento.
A ação integra a Operação Florestal, deflagrada no dia 17 de julho, que mantém bases móveis em áreas estratégicas para prevenir e combater focos de incêndio em vegetações do interior baiano. Além do combate direto ao fogo, os bombeiros também desenvolvem ações de conscientização junto à população local e utilizam ferramentas de monitoramento, como o “Painel do Fogo”, para identificar áreas críticas.
Na semana anterior, a corporação também atuou em outro incêndio florestal no município de São Desidério, também na região Oeste. Apesar da gravidade dos focos, ninguém ficou ferido. O combate exigiu reforço logístico nas bases e mobilização rápida para evitar a propagação das chamas.
O CBMBA reforça que qualquer sinal de incêndio deve ser comunicado imediatamente pelo telefone 193. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e as secretarias municipais de meio ambiente também podem ser acionados para atuação conjunta em situações de risco ambiental.