Carnaval 2026: MPBA verifica estrutura de atendimento a foliões nos módulos de saúde do circuito Dodô

O Ministério Público da Bahia (MPBA) fiscalizou, na manhã desta quinta-feira, dia 12, os quatro módulos de saúde instalados no circuito Barra-Ondina, em Salvador, com o objetivo de avaliar a estrutura e o funcionamento dos serviços prestados durante a folia. Foram verificados quantidade e escala de profissionais, número de leitos, logística e fluxos de atendimento, principais demandas, sinalização, localização, articulação entre as áreas de saúde e assistência social, entre outros pontos. As visitas técnicas foram feitas com acompanhamento da coordenação médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador.

“Estivemos presentes nos quatro módulos, que estão bem organizados, equipes preparadas, com muita disponibilidade de leitos, inclusive com serviços de testagem para sífilis e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis)”, pontuou a promotora de Justiça Ana Rita Cerqueira.

Também participaram das fiscalizações, em duas unidades, o subcoordenador do Plantão do MP no Carnaval, promotor de Justiça Audo Rodrigues, acompanhado do procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Eduardo Sabo, que veio conhecer em campo a metodologia de trabalho do MP baiano em grandes eventos; além das servidoras do Centro Apoio Operacional de Defesa (Cesau), a médica Ana Paula Matos e a biomédica Marina Loyola; Adriana Trindade; do Direitos Humanos (Caodh), a assistente social Celiza Terto e psicóloga Roberta Chaves; e o servidor Lucas Silva. O coordenador médico da Samu, Ivan Paiva, e equipe acompanharam a fiscalização às unidades.

Atendimento especial
Segundo a psicóloga do Caodh, Roberta Chaves, um dos pontos importantes é ampliação do quadro de profissionais voltados a cuidados com Saúde Mental, cujas ocorrências vem aumentando nos últimos anos durante a folia, inclusive relacionados a uso de substâncias psicoativas. Todos os quatro módulos, além da ‘Sala Vermelha’, para estabilização de pacientes com quadros mais graves, contam com a chamada ‘Sala Lilás’, espaços reservados para atendimento especializado a vítimas de violência sexual. Conforme as informações coletadas junto aos profissionais de saúde dos módulos, historicamente as ocorrências mais registradas no circuito Dodô vão de torções, lesões diversas, intoxicação por álcool e por outras drogas. Em média, a unidades contam com 10 leitos e equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

Denúncias
Durante o Carnaval, o Ministério Público do Estado da Bahia reforça a importância da participação da população no enfrentamento às violações de direitos. Casos de violência, discriminação, exploração, trabalho infantil, abusos contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e demais situações que atentem contra direitos fundamentais devem ser comunicados aos canais oficiais da Instituição. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 127, pelo site atendimento.mpba.mp.br e pelo e-mail plantao@mpba.mp.br. Também haverá atendimento presencial em postos fixos instalados em pontos estratégicos da cidade, garantindo acesso rápido e direto ao serviço. A colaboração da população é fundamental para garantir um Carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos.

Postos de atendimento do MPBA no Carnaval

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?