Equipe do Ministério Público do Estado da Bahia vistoriou na manhã deste domingo, dia 15, as estruturas montadas pelo Município de Salvador para realização do Carnaval nos bairros de Itapuã e Boca do Rio. A promotora de Justiça Maria Isabel Vilela, acompanhada dos analistas da Central de Apoio Técnico Alexandre Andrade, Wagner dos Anjos e Bonnie Torres e de integrantes do Corpo de Bombeiros, verificou as condições estruturais, de segurança e acessibilidade dos palcos instalados nos dois bairros.
Também foram observadas questões relacionadas à segurança contra incêndio e pânico. Segundo a promotora de Justiça “não foram encontradas irregularidades. Nos próximos dias de festa, a Instituição continua com as inspeções nas demais localidades para verificar eventual necessidade de qualquer ação mais efetiva”.
Cajazeiras e Periperi
Também hoje, o MPBA realizou novas inspeções nos camarotes acessíveis instalados nos bairros de Cajazeiras e Periperi. A promotora de Justiça Rita Tourinho esteve nos locais com os analistas da Ceat Marina Campos e Jhonner Marçal, além da psicóloga Andréia Oliveira.
A equipe constatou que o camarote de Cajazeiras permanece sem luz interna, o que deve ser solucionado pelo Município, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), junto à Coelba, segundo informações prestadas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur). Em Periperi, foi verificado que, apesar da estrutura do camarote ter sido montada pela mesma empresa que instalou a de Cajazeiras, a qualidade do material utilizado é inferior e a rampa de acesso possui limite mínimo para passagem de cadeira de rodas com dimensões convencionais.
Denúncias
Durante o Carnaval, o Ministério Público do Estado da Bahia reforça a importância da participação da população no enfrentamento às violações de direitos. Casos de violência, discriminação, exploração, trabalho infantil, abusos contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e demais situações que atentem contra direitos fundamentais devem ser comunicados aos canais oficiais da Instituição. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 127, pelo site atendimento.mpba.mp.br e pelo e-mail plantao@mpba.mp.br. Também haverá atendimento presencial em postos fixos instalados em pontos estratégicos da cidade, garantindo acesso rápido e direto ao serviço. A colaboração da população é fundamental para garantir um Carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos.
Postos de atendimento do MPBA no Carnaval
Nazaré: Avenida Joana Angélica, nº 1312, das 8h às 20h.
Base Avançada de Ondina: Rua Nossa Senhora de Fátima, 128 — Ondina (praça próxima ao Teatro Faresi e em frente ao antigo ISBA), funcionamento 24h.
Base Avançada do Campo Grande: dentro da praça, funcionamento 24h.
Posto de Atendimento Barra (Circuito Dodô): Avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra, das 10h às 18h.
Posto de Atendimento Procon (Circuito Osmar): Rua Carlos Gomes, 746 — Dois de Julho, das 10h às 18h

