Embora venha crescendo nos últimos anos, a participação feminina na construção civil ainda é muito incipiente. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 20,2% das novas vagas formais do setor em 2023 foram ocupadas por mulheres. No entanto, elas representam apenas 10% da força total de trabalho formalizado na área, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Diante desse cenário, a Conder vem adotando iniciativas para incentivar a contratação e ampliar a presença feminina em suas obras. Uma delas é o projeto “Construa com Elas”, que terá sua primeira turma iniciada na próxima segunda-feira (8). A aula inaugural será na sede do Conselho Comunitário dos Moradores da Vila Ruy Barbosa, em Salvador, às 13h30, e contará com a presença do presidente da Conder, José Trindade.
Voltado para mulheres residentes nas áreas de abrangência das obras de macrodrenagem da Cidade Baixa, o curso oferece formação técnica em fundamentos da construção civil, segurança do trabalho, arquitetura e engenharia. “Queremos fortalecer a autoestima das mulheres e criar oportunidades reais de geração de renda. Por isso, a formação inclui também temáticas como educação social, direitos humanos, feminismo e diversidade”, destacou Trindade.
Ao todo, 20 mulheres integram a primeira turma, que terá prioridade nas próximas capacitações, a exemplo do curso de “Fundamentos de Pintura na Construção Civil para Mulheres”. A trajetória de pioneiras como Marlene Brito, que trabalha nas obras de ampliação da Escola de Tempo Integral Barros Barreto, ajuda a ilustrar os avanços do setor e motivar as participantes do curso.
“Quando eu comecei a trabalhar nessa área, há mais de 20 anos, não tinha nem banheiro específico para mulheres nos canteiros, ou um local para trocarmos de roupa. Foi uma conquista a cada dia, mas conversando tudo dá certo. O principal é o respeito”, avaliou Marlene, que atua na área de acabamento de pisos, revestimentos e aplicação de rejuntes. Marlene contou ainda que se prepara para fazer o curso de engenharia.
O “Construa com Elas” integra o Projeto de Trabalho Social (PTS) da Conder, que também prevê cursos e oficinas voltados a outros públicos nas áreas de alimentação, meio ambiente, saúde e bem-estar. Todas essas atividades reforçam o papel social das obras públicas como vetores de transformação coletiva, empoderamento e fortalecimento dos territórios.
Serviço:
Aula inaugural do curso “Construa com Elas”
Data: 08 de setembro – segunda-feira
Horário: 13h30
Local: Conselho Comunitário dos Moradores da Vila Ruy Barbosa
Rua Anísio Gonçalves, s/n, próximo ao Campo do Marisco e da Igreja Católica São Jorge ,Vila Ruy Barbosa, Salvador.