Em obras há menos de um ano, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador já apresenta avanços visíveis para a população que passa próximo aos lotes um e dois. Ao total, o novo modal será um sistema de 36,4 quilômetros de extensão, distribuído em 34 paradas pela região metropolitana da capital baiana.
De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), o VLT de Salvador deve entrar em funcionamento total em 2028. Dos R$ 5 bilhões orçados para as obras e implementação do sistema, R$ 420.817.991,90 estão empenhados.
Em relação à previsão de entrega, a CTB acredita no cumprimento da meta. Ainda no segundo semestre de 2025, o lote três deve entrar em obras. Portanto, os primeiros testes devem iniciar no segundo semestre de 2026, para possibilitar uma entrada em operação gradual.
Simultâneo as obras, a compra dos “carros”, o material rodante, já ocorreu. Fruto de uma parceria entre o governo do Estado da Bahia e do Mato Grosso, 40 trens serão entregues para o VLT de Salvador.
Esses trens passam por um período de adequação técnica em Hortolândia (SP), antes do envio a Salvador, previsto para iniciar em dezembro de 2025. Até o momento, 30 trens já saíram de Cuiabá e passam pelos serviços na cidade paulista.
Os outros 10 trens chegam em Hortolândia até julho de 2025. A previsão iniciar os testes dinâmicos, com carga de energia e peso, já no Pátio da Calçada, na Cidade Baixa.