Consumidores relataram que chegou a pagar as faturas, mas uma equipe da concessionária foi à sua casa suspender o fornecimento de energia por suposta inadimplência. O usuário teria apresentado o comprovante de pagamento e, ainda assim, o preposto da concessionária o avisou que não constava o pagamento.
A Neoenergia Coelba, no entanto, informa que, entre os dias 16 e 22 de julho, clientes que tentaram pagar a conta de luz pelo QR Code Pix não conseguiram concluir a transação devido a um erro no código.
A empresa então reemitiu as faturas com o mesmo valor e período de consumo, o que pode ter gerado confusão para os clientes. “Todos foram comunicados da situação por meio da própria conta de energia e dos contatos disponibilizados no cadastro junto à distribuidora”, detalhou a concessionária de energia.
“A Neoenergia Coelba ressalta que o caso foi pontual e prontamente tratado pela empresa. Os clientes que realizaram o pagamento a mais serão ressarcidos com crédito na próxima fatura. Para os clientes que realizaram o pagamento a menor, o saldo restante será cobrado nas faturas dos dois meses seguintes”, complementou a Neoenergia Coelba, que também reforçou a importância de manter o cadastro atualizado para receber comunicados diretamente da distribuidora.
A suspeita de golpe reacendeu o alerta sobre o crescimento de fraudes digitais no Brasil. Segundo a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor, os golpes virtuais aumentaram quase 50% em 2024 e têm deixado os brasileiros preocupados. “Se mandar algum link, pedir para clicar ou colocar dado, eu desconfio logo
Em nota
Algumas faturas do mês de julho apresentaram uma falha pontual no QR Code do código PIX. Por isso, você recebeu uma segunda via da conta apenas com esta correção.
Importante: todos os outros dados da sua fatura permaneceram os mesmos.
Reforçamos dicas fundamentais para evitar golpes:
Sempre confira se o valor do QR Code ou código de barras é igual ao da fatura;
O beneficiário deve ser a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba.
Se tiver qualquer dúvida, nossos canais oficiais estão sempre à disposição:
• Aplicativo: Neoenergia SA
• Site: www.neoenergia.com
• Central gratuita: 116
• WhatsApp: 71 3370-6350
• Lojas presenciais
Para saber mais sobre essa atualização, acesse: https://www.neoenergia.com/web/bahia/perguntas-frequentes-sobre-o-pagamento-via-pix.