A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) anunciou que, durante o Carnaval 2026, haverá seis postos de atendimento, distribuídos nos circuitos da folia da capital e do interior do estado. Salvador contará com duas unidades no circuito Barra-Ondina. Juazeiro, Itabuna, Porto Seguro e Brumado são as demais cidades atendidas com oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. A expectativa é de que sejam realizadas mais de 18 mil testagens durante o período.
O investimento nas ações de saúde durante todo o Carnaval da Bahia é de 15 milhões. Um dos destaques é a Força Nacional do SUS, em parceria com o Ministério da Saúde, para garantir atendimento em caso de incidentes de múltiplas vítimas, junto com Samu, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Os pacientes serão conduzidos para o Hospital Geral do Estado (HGE), que tem toda a assistência para mudar um cenário de estacionamento rapidamente com a resposta rápida para 60 leitos.
O serviço AME, de assistência a mulher exposta à violência sexual, funcionará 24 horas durante o Carnaval, com serviço integrado de assistente social, psicólogo e ginecologista para garantir toda assistência a mulher tanto no apoio psicológico como no apoio clínico e no tratamento. A Hemoba vai funcionar também prestará atendimento nos dias de festa para ampliar cada vez mais a doação de sangue. A secretária da saúde do estado, Roberta Santana, afirma que o objetivo é garantir um carnaval com uma ampla oferta de serviços à população.
Credito: Foto Olho de Peixe Photografia

