O ex-secretário de Infraestrutura de Itiúba, Natanael Francisco Góes, uma ex-pregoeira e uma cooperativa de transporte foram condenados a ressarcir R$ 266 mil ao município por fraude em uma licitação realizada em 2017. A decisão atende a uma ação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que apontou um prejuízo direto de R$ 146.760,00 aos cofres públicos, valor corrigido para o montante atual.
Segundo o processo, a licitação para locação de máquinas pesadas e serviços de transporte foi direcionada para favorecer a cooperativa. O MP identificou irregularidades no processo licitatório, como celeridade atípica: todas as fases iniciais solicitação, atesto de dotação orçamentária, autuação e publicação do aviso ocorreram no mesmo dia, antes mesmo da análise do edital pela Procuradoria Jurídica do Município.
Natanael Góes, que exercia o cargo durante a gestão da então prefeita Cecilia Petrina de Carvalho (PCdoB), atualmente é chefe de máquinas pesadas na administração do prefeito José Francisco dos Santos Filho, o Zé do Rádio (MDB). O MP-BA também solicitou a nulidade do pregão e do contrato firmado.

