Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, expressou sua indignação em relação a fala do então Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha.
Jerônimo não hesitou em criticar a fala do ministro, que se trata de uma manifestação de xenofobia. Em suas redes sociais, ele declarou “É xenofobia pura. É estarrecedor ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso contra o povo baiano.” O governador ressaltou a importância de defender a imagem da Bahia, afirmando que não aceitará que o estado seja reduzido a uma visão superficial e distorcida.
“Nosso povo é inteligente, trabalhador, competente e dedicado. Não vamos normalizar esse tipo de discurso. Respeite a Bahia”, completou.
Durante uma sessão, Noronha fez uma conotação de piada com cunho xenofóbico ao afirmar que “baiano que joga basquete arremessa a bola na sexta e ela só cai no sábado”. O comentário gerou reações instantâneas e negativas, principalmente entre os baianos.
” Apesar de suas palavras, as críticas nas redes sociais aumentaram, evidenciando que o preconceito contra o povo nordestino permanece uma questão delicada e relevante.