A cidade de Bom Jesus da Lapa, conhecida como a “Capital Baiana da Fé”, recebeu nesta segunda-feira (30) novos equipamentos para reforçar a rede pública de saúde. A entrega foi realizada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante visita ao município localizado às margens do Rio São Francisco.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do bairro São Miguel foi contemplada com um aparelho de raio-X fixo e uma processadora de exames, que devem ampliar a agilidade e a eficiência no atendimento emergencial. O investimento nessa estrutura foi de aproximadamente R$ 244 mil.
Já o Hospital Municipal Carmela Dutra (HMCD) recebeu dez leitos de observação — poltronas reclináveis —, adquiridos com investimento de R$ 9,5 mil, ampliando a capacidade de acolhimento e o conforto dos pacientes.
Para a moradora Marinalva dos Santos, de 64 anos, que já utilizou os serviços da UPA, os novos equipamentos representam um avanço. “Quando precisei, senti que faltava melhorar um pouco a estrutura. Só de ver que o governo está preocupado com o nosso município, dá um alívio. Tenho certeza de que o governador vai investir muito mais na nossa saúde pública”, afirmou.
Segundo o superintendente de Assistência Integral à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Karlos Figueredo, as ações integram o processo de regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) no oeste baiano. “Estamos tratando essa região como prioridade, intensificando ações em Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e no hospital regional em Barreiras, garantindo toda a linha de cuidado e assistência”, explicou.
Durante a cerimônia de entrega, o governador Jerônimo Rodrigues destacou os avanços na infraestrutura da saúde. “É uma alegria estar de volta a Bom Jesus da Lapa, entregando equipamentos que trarão mais conforto no atendimento à população. Com esses investimentos, damos um passo importante rumo a uma saúde pública mais moderna e acessível”, afirmou.
Também participaram do evento os secretários estaduais do Turismo, Mauricio Bacelar, e da Infraestrutura, Sérgio Brito, além de outras autoridades locais.