O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou na noite desta sexta-feira (20) o arrasta-pé de Ipirá, no centro norte baiano, dando início à programação do São João no município. A festa gratuita acontece no Parque de Exposições Dr. Juracy Oliveira e segue até segunda-feira (23), reunindo atrações como Dorgival Dantas, um dos principais nomes do forró nordestino.
Durante o evento, Jerônimo destacou a importância cultural e econômica da festa.
“É uma festa, primeiramente, para a população de Ipirá. E claro, que os turistas, as pessoas que vêm visitar, ou quem é daqui e ficou fora por um tempo, vêm resgatar a cultura, a arte. O que é muito importante, porque gera renda. Essa é a dinâmica da economia ligada ao maior São João do mundo, que acontece em todos os municípios. Estou muito feliz de estar aqui e poder prestigiar essa grande festa”, afirmou o governador.
Conhecida pela forte produção de artigos em couro, Ipirá está entre as quase 300 cidades apoiadas pelo Governo do Estado para os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. No município, ações da Embasa, da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) reforçam a festa, com pontos de interação, contratação de artistas e a instalação de um posto de pronto-atendimento de urgência no circuito.
A segurança também foi reforçada com a presença de policiais e o uso de tecnologias de monitoramento, garantindo tranquilidade para moradores e visitantes. Além dos shows, o público conta com parque de diversões, que inclui roda-gigante, carrossel e pula-pula.
A programação dos próximos dias prevê apresentações de Limão com Mel, Solange Almeida, Iguinho e Lulinha, Tarcísio do Arcodeon, entre outros.
Fã de Dorgival Dantas, o feirense Antônio de Almeida, 54 anos, elogiou a organização da festa.
“Está muito organizada e as atrações imperdíveis. Não tinha como deixar de vir. Os organizadores do evento estão de parabéns. Amanhã tô aqui de novo, com toda certeza”, comentou.
Anúncio para Ipirá
Durante o evento, o governador anunciou o retorno à cidade para assinar a ordem de serviço que autoriza a recuperação do ginásio de esportes local, que passará a ser administrado pelo município para promover atividades esportivas.

