O vereador Hamilton Assis (PSOL) usou a tribuna da Câmara Municipal de Salvador, nesta segunda-feira (4), para se manifestar sobre a representação que tramita contra ele na Corregedoria da Casa por suposta quebra de decoro parlamentar. O parlamentar pode ser alvo de processo que pode culminar na cassação do mandato.
A denúncia foi apresentada por um cidadão identificado como Pedro Ivo Rodrigues Cortês, segundo o próprio vereador. O motivo da representação seria a participação de Assis no ato de ocupação promovido por servidores públicos municipais no Centro de Cultura da Câmara, em maio deste ano, durante a votação do projeto de reajuste salarial enviado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil). A categoria protestava contra os termos da proposta do Executivo.
Durante seu pronunciamento, Hamilton classificou a denúncia como “assustadora” e defendeu sua atuação em apoio aos servidores.
” Estou aqui indignado. Recebo uma representação com possibilidade de cassação por ter apoiado uma mobilização legítima dos trabalhadores da educação. Nosso mandato foi eleito legitimamente e atua com compromisso com os trabalhadores desta cidade “, afirmou.
O parlamentar também fez um retrospecto de sua trajetória política, lembrando que já foi candidato ao Senado, à Vice-Presidência da República, à Câmara dos Deputados e à Prefeitura de Salvador.
Assis ainda destacou que a denúncia não partiu de nenhum vereador e questionou a legitimidade do autor da representação.
” Queria saber se essa pessoa sequer estava presente na sessão em que ocorreu a ocupação. É preciso refletir sobre o que está sendo debatido nesta Casa “, concluiu.
A Corregedoria da Câmara agora deve analisar o caso e decidir se encaminhará a denúncia para apreciação do plenário.