Na capital baiana, encontro aconteceu na Estácio, campi Gilberto Gil
Com foco na promoção da saúde sexual e no combate ao estigma LGBTQIAPN+, o ImPrEP CAB Brasil, por meio de sua frente de educação comunitária, promoveu em Salvador uma roda de conversa com estudantes de Psicologia do Centro Universitário Estácio de Salvador. A atividade aconteceu no último dia 23 de junho.
O ImPrEP CAB Brasil é um estudo de implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV com o cabotegravir injetável de longa duração (CAB-LA) no Brasil. O projeto é fruto de um estudo de implementação da PrEP injetável no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro foi marcado por diálogos sobre estratégias de prevenção combinada, com ênfase no letramento LGBTQIAPN+ e no fortalecimento do cuidado integral da comunidade. Foram abordados temas como métodos de barreira, testagem regular para IST, PrEP, PEP, vacinação, redução de danos e autocuidado voltado à saúde sexual e reprodutiva.
Coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário Estácio, Ana Paula Araujo destaca a importância de atividades como essas para os profissionais, para a comunidade acadêmica e sociedade como um todo. “A psicologia contemporânea é uma ciência que precisa ampliar o seu olhar sobre todas as nuances do ser humano e os nossos alunos querem fazer parte dessa evolução, para que a gente possa, cada vez mais, atender todas as pessoas, em especial a população LGBTQIAPN+ com o respeito e a dignidade que todas as pessoas merecem”, conclui a educadora.