Inscrições para o Encceja 2025 para brasileiros no exterior vão até 27 de junho

Os brasileiros residentes no exterior têm até as 23h59 do próximo dia 27 de junho para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2025), modalidade específica para quem vive fora do país. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema do Encceja Exterior.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher as áreas de conhecimento para as quais deseja realizar as provas. Também é possível solicitar atendimento especializado — destinado a pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos e outras condições — ou pedir tratamento pelo nome social, direito exclusivo a travestis, transexuais e transgêneros, desde que essas solicitações sejam feitas na inscrição.

Podem participar jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada, com no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, na data do exame. A participação é voluntária e gratuita.

Encceja Exterior PPL

Para brasileiros privados de liberdade ou sob medidas socioeducativas em outros países (Encceja Exterior PPL), as inscrições também vão até 27 de junho, mas devem ser feitas pelo responsável no Consulado-Geral.

A aplicação do Encceja Exterior está marcada para 28 de setembro, em dois turnos, com duração de quatro horas no período da manhã e cinco horas à tarde. Já o Encceja Exterior PPL será realizado entre 29 de setembro e 3 de outubro, em unidades prisionais em Nagoia e Tóquio (Japão) e Madri (Espanha), sob supervisão consular.

O exame será aplicado em diversas cidades, incluindo Frankfurt (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Barcelona e Madri (Espanha), Boston, Miami e Nova Iorque (EUA), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Roma (Itália), Hamamatsu, Nagoia e Tóquio (Japão), Lisboa (Portugal), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).

Sobre as provas

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para o ensino fundamental, são avaliadas ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, história e geografia. Para o ensino médio, as áreas são química, física, biologia, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia.

A apresentação de documento oficial com foto é obrigatória para a realização do exame.

Os resultados individuais não serão publicados, mas ficarão disponíveis na base de dados do Inep e serão compartilhados com instituições parceiras, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense e o Colégio Pedro II.

Sobre o Encceja

Criado em 2002, o Encceja possibilita a certificação de jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade regular. O exame possui quatro modalidades: Nacional (para residentes no Brasil), Nacional PPL (para pessoas privadas de liberdade no Brasil), Exterior (para brasileiros no exterior) e Exterior PPL (para brasileiros privados de liberdade fora do país).

Além da certificação, o Encceja orienta políticas públicas para melhorar a educação de jovens e adultos no Brasil.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?