O governo federal prorrogou até o dia 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas solicitem o ressarcimento de valores descontados indevidamente de benefícios do INSS. A decisão foi tomada após instabilidades registradas desde a última segunda-feira (19) no sistema Meu INSS, principal canal usado para os pedidos.
O prazo anterior terminaria em 14 de fevereiro. Em nota, o INSS informou que mantém contato diário com a Dataprev, responsável pela tecnologia da Previdência Social, cobrando explicações e providências. A estatal comunicou que realizará uma manutenção nos sistemas, que ficarão indisponíveis desta terça-feira (27) até domingo (1º).
Segundo o INSS, cerca de 4,2 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em um total de R$ 2,8 bilhões, mas ainda existem aproximadamente 850 mil aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução. O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da CGU, que apura fraudes em acordos firmados entre o instituto e entidades associativas.
Foto: Reprodução

