Já reconhecida como uma iniciativa que promove o acesso à saúde para toda população baiana, a Feira Saúde Mais Perto tem um reforço de peso em sua nova edição, que acontece em Juazeiro e teve sua abertura nesta quarta (16), na Policlínica Regional de Saúde. Além das ofertas já realizadas pelo Governo do Estado, por meio de sua Secretaria da Saúde (Sesab), o serviço conta também com a parceria do Governo Federal, através do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, e aumenta sua demanda para atender mais baianos a cada dia.
Com atendimentos gratuitos em saúde especializada, a feira – que vai até a próxima sexta-feira (19) – tem uma maior oferta de consultas e conta com atendimentos de odontologia, preventivo, mamografia, mastologia, nutricionista, ultrassonografia, eletrocardiografia, exames laboratoriais, emissão de RG (pelo SAC Móvel), ginecologista e triagem para execução de cirurgias eletivas.
“É muito necessário. A gente precisa fazer o exame e essa feira a gente tem essa oportunidade. Sem contar que o atendimento é ótimo, me sinto muito respeitada”, afirma a senhora Lurdes Anunciação, atendida na Unidade Móvel de Mamografia, presente no evento e que conta com uma tecnologia de excelência na detecção e prevenção do câncer de mama.
Com a entrada do Agora Tem Especialistas, a Policlínica Regional de Juazeiro aumentou o seu horário de funcionamento, o que garante uma agenda extra com mais de 1200 atendimentos de alta complexidade. E o programa não se resume apenas a Feira de Saúde, já que engloba todas as 26 policlínicas regionais da Bahia com extensão de atendimento e mais ofertas aos municípios de cada consórcio regional, reunindo as cidades limítrofes de cada equipamento de saúde.
“É uma ação que desafoga a demanda que existe no SUS, sem deixar de lado o cuidado e a qualidade que precisa ser garantida para a população baiana. E com o ‘Agora Tem Especialistas’, do Governo Federal, fica mais fácil que sejam ofertados exames, consultas de especialistas e serviços de odontologia, mastologia e ginecologia, indo além das feiras e perdurando por todo ano nas nossas policlínicas regionais, que agora funcionam com horário estendido e nos fins de semana”, afirmou a secretária Roberta Santana, que enfatizou a união de município, Estado e Governo Federal para o sucesso do projeto.
“Existe uma grande mobilização de saúde pensada pelo Governo Federal e que precisa da participação dos estados e municípios, para reduzirmos a fila de espera em consultas especializadas. E isso engloba a Feira Saúde Mais Perto, que ao ganhar apoio do Agora Tem Especialistas, aumenta sua oferta e nos ajuda a reduzir a demanda reprimida de cada região”, complementa.
Ao todo, o mutirão tem previsão de realizar 20 mil atendimentos nos três dias, com destaque para as 4 mil ofertas de catarata, 2400 procedimentos oftalmológicos e os mais de 1200 atendimentos de alta complexidade.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município para confirmar se já estão agendados. Quem não tiver marcação pode comparecer diretamente aos pontos de atendimento, já que parte das vagas será destinada à demanda espontânea. É preciso apresentar RG, CPF, Cartão SUS e, no caso de exames de ultrassom, a solicitação médica. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal.
Ao todo, já foram realizadas 152 edições da Feira Saúde Mais Perto, com mais de 960 mil atendimentos realizados desde sua criação, em 2023. Neste período, o mutirão já aconteceu em 104 municípios baianos, com destaque para as Feiras da Saúde da Mulher com atendimentos superior a 35 mil.