Kleber Rosa é lançado pelo PSOL como pré-candidato ao governo da Bahia em 2026

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), lançou Kleber Rosa, como pre candidato ao governo do Estado nas eleições de 2026 na Bahia. O anúncio foi feito por meio de um manifesto assinado por diversas correntes internas da sigla.

Em destaque consta o desempenho de Kleber nas eleições municipais de 2020, quando alcançou a segunda colocação na disputa pela prefeitura de Salvador, com o potencial político. O texto ainda ressalta que a candidatura tem o perfil do partido e representa uma alternativa à atual hegemonia petista no estado.

“Queremos um programa ecossocialista que rompa com o agronegócio, queremos mulheres livres do feminicídio, a população LGBTQIA+ com oportunidades, emprego, renda e serviços públicos de qualidade. Kleber Rosa é o nome que representa esse projeto popular”, diz um trecho do manifesto.

“O genocídio da juventude negra nas periferias é resultado direto de uma política de segurança centrada na violência, conduzida principalmente pela Polícia Militar”, afirma o documento. Segundo os signatários, embora os governos petistas tenham impedido o retorno de antigos grupos políticos, suas gestões estariam distantes de um verdadeiro projeto popular que coloque a vida e os direitos sociais como prioridade.

O manifesto posiciona a pré-candidatura como uma proposta de ruptura com os modelos tradicionais de gestão e reafirma o compromisso do PSOL com causas sociais, ambientais, antirracistas e de defesa das minorias.

As correntes que assinam o texto como Resistência-PSOL, Insurgência-PSOL, Subverta, Fortalecer-PSOL, Coletivo Palmares, Resiste-PSOL e Frente Nacional de Lutas (FNL) fazem duras críticas à política de segurança pública da Bahia, afirmando que o estado lidera, há nove anos consecutivos, o ranking de letalidade policial no Brasil.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?