Mototaxistas que atuam em Salvador devem atualizar seus dados cadastrais junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) até esta sexta-feira (4). O atendimento está sendo realizado presencialmente na Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), localizada na sede da Semob, no bairro Caminho das Árvores, das 8h às 12h e das 13h às 17h, por ordem de chegada e sem necessidade de agendamento.
Atualmente, 1.286 profissionais estão credenciados para atuar como mototaxistas na capital baiana. Para a atualização cadastral, é necessário apresentar documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com registro de atividade remunerada, certificado de curso especializado para transporte de passageiros em motocicleta, apólice de seguro do veículo, comprovante de residência em Salvador e certidão de antecedentes criminais (Nada Consta).
Segundo a Semob, mototaxistas que já realizaram a vistoria obrigatória no mês de janeiro estão isentos de novas taxas e não precisam comparecer ao local. No entanto, quem estiver com a vistoria em atraso deve regularizar a situação. O valor da taxa é de R$ 58,89 para pendência referente apenas ao exercício de 2025 e de R$ 117,69 para casos acumulados de anos anteriores.
“Estamos atualizando a base cadastral para evitar que profissionais que deixaram a atividade continuem acumulando pendências. Além disso, temos dialogado com representantes da categoria sobre a modernização do regulamento, com avanços importantes para os mototaxistas”, afirmou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza.

