Operação conjunta entre  MPBA e PM desarticulam rede de comércio ilegal de armas no interior da Bahia

Operação conjunta do Ministério Público do Estado da Bahia – MPBA, deflagada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e da Polícia Militar, desarticulou nesta quinta-feira (23) uma rede de comércio ilegal de armas de fogo e munições que atuava em municípios do interior baiano.

Batizada de “Operação Desarme”, a ação foi realizada nas cidades de Feira de Santana, Itaberaba, Amélia Rodrigues e Coração de Maria, com apoio da Rondesp Leste, unidade do Comando de Policiamento Regional Leste da PM.

A “Operação Desarme” reforça o compromisso do MP-BA com o combate à criminalidade organizada e à circulação ilegal de armas, considerada uma das principais ameaças à segurança pública.

As investigações são desdobramentos da “Operação Efúgio”, deflagrada em abril de 2023, e revelaram um esquema profissional e reiterado de venda clandestina de armamentos. Segundo o MP-BA, os envolvidos utilizavam linguagem cifrada e intermediários para viabilizar as transações ilegais.

De acordo com o Gaeco, há indícios de que a atividade criminosa tenha se intensificado a partir de 2023. Um dos suspeitos foi denunciado e teve a prisão preventiva decretada pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana, diante da gravidade dos crimes e do risco de continuidade das ações ilícitas.

A Justiça também autorizou o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão contra o denunciado e outros três investigados por envolvimento nas negociações ilegais.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?