Com o objetivo de agilizar o atendimento e encontrar soluções para as demandas relacionadas ao fornecimento de energia elétrica nos municípios baianos, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, nesta terça-feira (19), em parceria com a Neoenergia Coelba, o Encontro de Contas das Demandas Municipais. O evento, sediado no auditório da entidade em Salvador, reuniu prefeitos, secretários, técnicos de mais de 300 cidades, além de representantes do Ministério Público e da concessionária, que também disponibilizou equipes para atendimentos individualizados às prefeituras.
A iniciativa integra um acordo entre a Diretoria da UPB e a Neoenergia Coelba para buscar soluções para as questões levantadas pelos municípios. Durante o encontro, os gestores apresentaram à Coelba demandas relacionadas à expansão de rede, aumento de carga, manutenção da rede elétrica, quedas e oscilações de energia, problemas que impactam diretamente no desenvolvimento de setores produtivos do comércio, indústria, agronegócio e agricultura familiar.
O presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, destacou a importância da união dos gestores na busca por melhorias. “Vamos fazer acontecer para a Bahia ter uma concessionária que atenda a todo o interior com qualidade e atendimento resolutivo. Temos que estar unidos para alcançar o objetivo que é melhorar a qualidade da energia. Tem regiões que não se desenvolvem porque a energia além de não chegar com qualidade é monofásica”, disse. Wilson ainda destacou a criação da Diretoria de Serviços na UPB para acompanhar demandas relacionadas não só à Coelba, mas também à Embasa e à Conder, trazendo uma nova estrutura jurídica à UPB “para dar paz e tranquilidade a todos nossos prefeitos e prefeitas”.
Representando o presidente da Coelba, Thiago Guth, a superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia Coelba, Maria Helena Monteiro, reafirmou o compromisso da concessionária com os municípios. “Mais do que reforçar o investimento na Bahia, estamos reforçando nosso compromisso de atender, resolver e de voltar aqui para ter o reconhecimento. Vamos ouvir todas as demandas e críticas porque o nosso papel é atender bem. Somos uma empresa privada, prestamos um serviço público e precisamos oferecer, qualidade, segurança e confiabilidade”.