O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), fez uso de R$ 110 mil de recursos oriundo do Fundo Partidário para custear uma locação de jatinho para participar da festa de 80 anos do senador Jader Barbalho (MDB), realizada em Belém, no Pará. Aeronave saiu de Brasília às 11h15, com retorno à capital federal às 16h15 do mesmo dia em 26 de outubro de 2024. De acordo com o relatório do voo, Motta foi o único passageiro.
O voo foi custeado pelo partido Republicanos com verba do Fundo Partidário, que, conforme a legislação, deve ser destinada a despesas operacionais dos partidos políticos. Na ocasião, Hugo Motta estava em campanha para a presidência da Câmara.
Nos meses seguintes, o deputado defendeu medidas de controle de gastos e uma máquina pública mais eficiente. Em declarações públicas, tem cobrado responsabilidade fiscal do governo federal.
Em nota, a assessoria de Hugo Motta afirmou que o uso do jatinho seguiu os trâmites legais. “O pagamento foi realizado de forma regular, em conformidade com a legislação vigente e com as normas internas do partido, não havendo qualquer irregularidade ou impropriedade nos procedimentos adotados”, disse.