Ilhéus vai sediar, no próximo dia 4 de agosto a partir das 8 h no Teatro Municipal de Ilhéus, a apresentação oficial de um projeto inovador que promete transformar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Embaixada Verde e a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
O projeto une ciência, tecnologia e mobilização comunitária para interromper o ciclo reprodutivo do mosquito Aedes aegypti, reduzir os focos de infestação e proteger a população das arboviroses. A proposta adota um modelo de vigilância e controle integrado, com uso de armadilhas inteligentes, plataformas digitais de monitoramento em tempo real e capacitação técnica especializada.
Segundo Roberto Almeida, coordenador de campo de combate às endemias da Secretaria de Saúde de Ilhéus, a iniciativa representa um avanço significativo na saúde pública do município. “Estamos trazendo inovação com sustentabilidade, e o melhor: sem custo para o município, já que todo o projeto é financiado através de um convênio entre o Instituto Embaixada Verde e o Ministério da Saúde”, explica.
Hoje, Ilhéus apresenta um índice predial de infestação do Aedes aegypti de 3,9%, o que coloca a cidade em estado de alerta segundo os critérios do Ministério da Saúde. O índice considerado seguro é inferior a 1%.