Salvador: Beneficiários do Bolsa Família têm até 30 de junho para cumprir exigências de saúde e evitar bloqueio do benefício

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador emitiu um alerta aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF): o prazo para realizar o acompanhamento das condicionalidades de saúde termina em 30 de junho. O não cumprimento dessa etapa obrigatória pode resultar no bloqueio ou suspensão do benefício.

Devem comparecer às unidades de saúde crianças de 0 a 7 anos para atualização da caderneta de vacinação e avaliação nutricional; mulheres entre 14 e 44 anos para acompanhamento de saúde; e gestantes, para comprovação de que o pré-natal está sendo realizado corretamente.

O atendimento ocorre em todas as unidades da rede municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ser atendido, é necessário apresentar o Cartão do Bolsa Família (ou número do NIS), documento de identidade com foto, CPF, Caderneta da Criança (quando aplicável) e Cartão da Gestante (no caso de grávidas).

A exigência é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e tem como objetivo garantir a saúde dos beneficiários, promovendo ações preventivas e o cuidado integral às crianças, adolescentes, mulheres e gestantes.

Na vigência 2025.1, que vai de janeiro a junho, Salvador tem 489.449 pessoas previstas para acompanhamento. Até o momento, apenas 192.715 realizaram o procedimento, o que representa uma cobertura de 39,37%. A SMS reforça a importância de que todos os beneficiários cumpram os requisitos dentro do prazo para evitar prejuízos no repasse do benefício.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?