Dois modelos de ônibus 100% elétricos testados no transporte público de Salvador encerraram sua operação experimental nesta quinta-feira (26), após transportarem cerca de 20 mil passageiros em pouco mais de um mês de circulação. Os veículos operaram tanto no sistema convencional quanto no BRT, com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e operacional da tecnologia na capital baiana.
A experiência faz parte de um estudo técnico conduzido pela Prefeitura de Salvador, que visa subsidiar uma operação de crédito junto ao Banco Mundial no valor de US$ 70 milhões, com a meta de adquirir aproximadamente 100 ônibus elétricos para a cidade.
Tecnologias em avaliação
Durante o período de testes, foram utilizados os modelos Higer e Ankai. O primeiro tem 18 metros de comprimento e capacidade para até 130 passageiros; o segundo, com 12 metros, comporta 70 pessoas. Ambos circularam em diferentes linhas e tiveram seu desempenho monitorado com base em indicadores como autonomia, consumo de energia, acessibilidade e aceitação do público.
“Esse período é essencial para avaliarmos indicadores de consumo, testarmos o desempenho viário e capacitarmos os motoristas do sistema BRT para operar esse tipo de veículo”, explicou o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, durante o encerramento da fase experimental, realizado na Estação BRT Hiper.
A cerimônia contou também com a presença do secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, e do CEO da Tevx, Cadu Souza, empresa responsável por trazer o modelo da Higer para Salvador.
Resultados dos testes
- Modelo Higer: percorreu a linha 1347 (Estação Pirajá x Pituba) por 14 dias, com 164 viagens produtivas. A autonomia registrada foi de 270 km, com consumo médio de 1,22 kWh por quilômetro.
- Modelo Ankai: operou por 20 dias na linha 0137 (Lapa x Barra Avenida/Barra), com 133 viagens. A autonomia foi de 258 km e o consumo médio de 0,83 kWh/km. A bateria do veículo tem 338,4 kWh de capacidade.
Ambos os modelos possuem itens de acessibilidade, como piso baixo, rampas para pessoas com deficiência e sistema de “ajoelhamento”, que reduz a altura do ônibus para facilitar o embarque. Também contam com ar-condicionado ecológico, painéis digitais, portas USB, e câmeras internas e externas que eliminam pontos cegos.
Segundo o CEO da Tevx, há apenas três modelos da Higer em operação na América Latina, sendo dois deles em Cascavel (PR), além do que foi testado em Salvador.
Sustentabilidade e futuro da mobilidade
Para a gestão municipal, a iniciativa está alinhada ao compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização do transporte urbano. A capital baiana já possui oito ônibus elétricos em operação no BRT e abriga o maior eletroterminal público do Norte e Nordeste.
“O setor de transporte é um dos principais emissores de gases poluentes. Com os ônibus elétricos, contribuímos para a redução das emissões e para o combate ao aquecimento global. Essa é uma das várias ações sustentáveis que estamos implementando”, destacou Pablo Souza, citando também a ampliação da malha cicloviária e a introdução de ônibus com tecnologia Euro 6.
Aprovação dos usuários
O desempenho dos veículos também foi avaliado por operadores e passageiros. Para o instrutor e supervisor do BRT, Raimundo Antônio de Souza, que atua há mais de 23 anos no setor, os veículos elétricos representam uma evolução.
“São silenciosos, confortáveis e ergonômicos. O banco do motorista oferece suporte ideal para a coluna, o que melhora o conforto durante a condução. Além disso, os sistemas de câmeras ampliam a segurança operacional”, relatou.
A estudante Mariana Palmeira, de 16 anos, que passou a usar o BRT recentemente, também aprovou a novidade.
“Achei legal. Estou me adaptando ainda, mas adorei os ônibus elétricos. São confortáveis e frescos”, disse.
Com a conclusão da fase experimental, os dados obtidos agora serão analisados pela Prefeitura para embasar decisões sobre a expansão da frota elétrica em Salvador, dando um novo passo rumo a um transporte mais limpo, moderno e eficiente.