Pela primeira vez na história, Salvador será palco do Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino. A competição, organizada pela World Aquatics, em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), acontece entre os dias 10 e 16 de agosto, reunindo algumas das principais seleções da modalidade na capital baiana.
O evento internacional será realizado na Arena Aquática da Bahia, com treinamentos programados para a Piscina Olímpica da Bahia — ambas estruturas homologadas pela entidade internacional. A entrada para o público será gratuita.
Entre os países confirmados estão Estados Unidos, Canadá, China, Espanha e Croácia, entre outros. A expectativa é de que cerca de 7 mil pessoas participem da programação, incluindo atletas, comissões técnicas, dirigentes, jornalistas e torcedores.
Essa será a primeira vez que o Brasil sedia uma edição do Mundial de Polo Aquático Feminino, o que representa um marco para a modalidade no país.
Para Diego Albuquerque, presidente da CBDA, a escolha de Salvador reflete não apenas um avanço esportivo, mas também uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento local.
“A capital baiana representa um avanço esportivo, além de ser uma grande oportunidade para a economia local, o turismo e, sobretudo, para a promoção da visibilidade do polo aquático feminino, que ganha força com um evento deste porte no Brasil”, afirmou.
O presidente da FBDA, Marco Antônio Lemos, também celebrou a conquista: “Vamos mostrar ao mundo a força do polo aquático feminino e, principalmente, a capacidade da Bahia em realizar grandes eventos com organização e segurança.”
O Mundial conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), e da Prefeitura de Salvador, além de patrocínio de empresas como Sony (World Aquatics), Arena, SEMPRE, SALTUR, CBDA, FBDA e Arena Aquática da Bahia.