O Governo Federal autorizou a Prefeitura de Salvador a contratar um empréstimo de R$ 264 milhões para a compra de cerca de 300 novos ônibus para o transporte público da cidade.
Esses veículos vão integrar o sistema Integra, terão ar-condicionado, acessibilidade e tecnologia euro b, que reduz a emissão de poluentes. A ideia é substituir os ônibus mais antigos da frota e melhorar a qualidade do serviço para quem usa o transporte público todos os dias.
Um ponto importante: esses ônibus serão patrimônio da Prefeitura, e não das empresas operadoras. Esse modelo não era adotado desde a época da Transur, empresa municipal que operou o transporte em Salvador até meados da década de 1990. Desde então, o sistema urbano da cidade passou a ser operado apenas por empresas privadas.
A previsão da @semobsalvador é assinar o contrato até o fim deste ano ou início de 2026, com entrega dos primeiros ônibus a partir de abril de 2026. Ainda falta a Prefeitura explicar como esses veículos serão cedidos ou alugados às empresas que operam o sistema – um detalhe fundamental para entender como tudo vai funcionar na prática.

