Com a eleição presidencial de 2026 se aproximando, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já admite nos bastidores a possibilidade de se candidatar à Presidência da República e começou a discutir possíveis alianças para a disputa.
Para viabilizar a candidatura, Tarcísio deve contar com o apoio de partidos do Centrão, que querem garantir participação na chapa, especialmente indicando o nome para a vice-presidência. Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o nome favorito do grupo para ocupar o cargo de vice é o do senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas (PP).
Apesar disso, a definição final passa pelo aval do ex-presidente Jair Bolsonaro, principal cabo eleitoral da direita no país. Os partidos do Centrão admitem que, caso Bolsonaro queira indicar Michelle Bolsonaro ou um de seus filhos para a chapa, dificilmente haverá resistência. Para um dos líderes do Centrão, “ninguém dirá não a ele”.
A expectativa é de que a decisão sobre a formação da chapa ocorra até o final deste ano. Nos bastidores, há quem acredite que, se Bolsonaro não se posicionar até lá, pode ser um indicativo de que pretende lançar o nome do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na corrida presidencial.